Campus Seabra realiza projeto de pesquisa e extensão no âmbito da Chapada Diamantina
campua.png

Campus Seabra realiza projeto de pesquisa e extensão no âmbito da Chapada Diamantina

Executado desde março deste ano, o projeto “Chapadeiros: Núcleo de Extensão em Desenvolvimento Territorial (Nedet) na Chapada Diamantina-Bahia”, desenvolvido pelo Campus Seabra do IFBA,  pretende articular políticas públicas com foco na inclusão produtiva e gestão social. Aprovado em edital do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em novembro de 2014, o projeto tem financiamento do Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA) e da Secretaria Especial para Mulheres (SPM) do Governo Federal.

Sob coordenação do professor de geografia Henrique de Andrade, o “Chapadeiros” terá duração de dois anos, podendo ser prorrogado por mais seis meses, com prazo de finalização em agosto de 2017. Além do docente, cinco professores do Campus Seabra, de várias áreas do conhecimento, como ciências exatas, agrárias e humanas, e um servidor do Campus Feira de Santana integram a equipe, ao lado de pesquisadores da UEFS e parceiros do Colegiado Territorial da Chapada Diamantina, como as escolas agrícolas de Itaetê, Andaraí e Seabra, associações e cooperativas.

“Nosso projeto está apoiando e dinamizando o funcionamento das instâncias territoriais da Chapada Diamantina. Temos oficinas planejadas para este ano com foco em quatro temas: mulheres, juventude, inclusão sócio-produtiva e quilombolas. Para desenvolver as atividades, dispomos de três assessores, profissionais contratados pelo projeto, que são uma antropóloga, um agrônomo e uma estudante de serviço social. Eles estão correndo toda a região para contribuir com a elaboração do Plano Territorial de Desenvolvimento Sustentável da Chapada. Dentre as metas do Território, que serão desenvolvidas em parceria com o ‘Chapadeiros’, está a estruturação da Câmara de Mulheres e Quilombolas, além da criação da Câmara da Juventude. Também almejamos construir uma rede de articulação das escolas agrícolas. No momento, estamos selecionando dois estudantes dos cursos técnicos de meio ambiente e informática do Campus Seabra para serem bolsistas do projeto”, descreve o coordenador, que faz parte do núcleo diretivo do Território de Cidadania da Chapada Diamantina, formado por 24 municípios.

Compartilhando saberes 

O projeto já rendeu resultados. Entre os dias 28 e 30 de junho deste ano, Henrique esteve no XVI Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada (SBGFA), um dos principais eventos da comunidade geográfica. O SBGFA 2015 reuniu pesquisadores nacionais e estrangeiros do ramo da geografia e áreas afins, na cidade de Teresina/PI, com o tema “Territórios brasileiros: dinâmicas, potencialidades e vulnerabilidades". Na ocasião, o docente apresentou o artigo científico "Geografia física e desenvolvimento territorial na Chapada Diamantina/BA", publicado nos anais do Simpósio. O estudo é fruto das ações desenvolvidas no âmbito do “Chapadeiros”.

Fique por dentro

Os Nedets são formados por professores e pesquisadores de instituições públicas de ensino superior. Esses profissionais realizam ações de extensão e pesquisa, envolvendo o assessoramento, acompanhamento e monitoramento das políticas públicas. Eles atuam por meio de projetos de extensão nos Territórios de Cidadania, que contam com a participação do poder público e da sociedade civil. No último edital, 86 dos 200 projetos apresentados foram aprovados, abrangendo 136 territórios rurais do país.

Acompanhe e participe!

Em julho de 2015, a equipe do “Chapadeiros” esteve em Brasília para participar da Reunião Nacional dos Coordenadores dos Núcleos de Extensão em Desenvolvimento Territorial. Na última quarta-feira, 19/8, a sala destinada ao projeto foi oficialmente inaugurada no Campus Seabra. A partir de amanhã, 26, até esta sexta-feira, o grupo estará em Feira de Santana, participando da I Oficina Territorial dos Nedets.

Imagens: Arquivo Projeto








Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - Campus Seabra
Estrada Vicinal para Tenda, s/nº, Barro Vermelho - Seabra/BA CEP: 46.900-000 - Tel.:55(0xx75)99811-1125/1016