III SAB: Confira os detalhes da programação

Com o temaPerspectivas da Agroecologia: Agricultura Familiar, Saberes Tradicionais e Transição Agroecológica”, o III Simpósio de Agroecologia da Bahia (SAB) acontecerá no IFBA, Campus Seabra, no mês de dezembro deste ano. O evento é gratuito e aberto ao público, especialmente, a estudantes, professores, pesquisadores, agricultores familiares, técnicos de assistência e extensão rural, representantes de associações e cooperativas.

Minicursos, oficinas, mesas-redondas, reuniões técnicas, rodas de prosa, socialização de pesquisas, manifestações culturais, além da Feira da Agricultura Familiar, Agroecologia e Economia Solidária, com participação de diversos grupos produtivos da região, são alguns destaques da programação. No fim de semana que se sucede ao evento (17 e 18/12), os interessados ainda terão a oportunidade de participar de visita técnica à Terramater, hospedaria camponesa referência no âmbito da agroecologia, situada em Ibicoara, com foco no turismo rural e pedagógico.

Posteriormente, alguns dos artigos, resumos e relatos de experiência aprovados serão publicados na Revista Macambira, periódico multidisciplinar do Laboratório de Políticas Públicas, Ruralidades e Desenvolvimento Territorial (LaPPRuDes), do IFBaiano, instituição parceira.

Saiba mais

O SAB tem por objetivo fomentar a pesquisa, o ensino e a extensão por meio de ações que contribuam para o desenvolvimento de tecnologias sociais focadas na agricultura familiar, capazes de gerar renda, potencializar a autonomia do(a) agricultor(a) e integrar ações conservacionistas/preservacionistas na produção de alimentos saudáveis.

A terceira edição do evento está sendo organizada pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), Campus Seabra, por meio do Projeto Chapadeiros, um dos núcleos de extensão em desenvolvimento territorial (Nedets) do Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA), em conjunto com o Colegiado de Desenvolvimento Territorial (Codeter) da Chapada Diamantina, a Secretaria do Desenvolvimento Rural (SDR)  e a Superintendência da Educação Profissional (Suprof) do estado da Bahia, a Cooperativa de Produtores Orgânicos da Chapada Diamantina (Cooperbio), as Escolas Família Agrícola de Seabra, Itaetê e Andaraí, e a Articulação de Agroecologia da Bahia (AABA).

As edições anteriores do Simpósio ocorreram na Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), em 2014, e na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), em 2015.

Chapadeiros convida para reunião nesta terça, 5/7, às 8h30, no Campus Seabra

O quê: III Simpósio de Agroecologia da Bahia (SAB)

Quando: De 14 a 16 de dezembro de 2016

Onde: No IFBA, Campus Seabra