campua.png

O Campus

Localizado no município de Seabra, na região da Chapada Diamantina, o Campus Seabra nasce com a segunda fase da expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica do Ministério da Educação (MEC). Inaugurado simbolicamente em Brasília, no ano de 2010, começa a funcionar provisoriamente no dia 13 de julho de 2011, em um espaço cedido pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb).

O campus inicia suas atividades com o desenvolvimento do projeto de extensão Pré-IFBA, curso preparatório para o ingresso de estudantes, oferecido nas escolas públicas do município. Nesse período, as atividades administrativas são destaque, como o planejamento de metas, ao lado da revisão dos planos de curso, do programa Mulheres Mil e da elaboração do 1º Processo Seletivo.

Em 2012, são oferecidos os cursos técnicos integrados de informática e meio ambiente - este último também disponível na forma subsequente. Atualmente, após quatro anos de existência, o campus conta com quase 400 estudantes matriculados, conta quase 400 estudantes matriculados, ao lado de mais de 60 servidores (28 técnicos administrativos e 34 professores) e 40 funcionários terceirizados.

O IFBA

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), criado pela Lei nº 11.892/2008, é resultado das mudanças promovidas no antigo Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (Cefet-BA). Autarquia do Governo Federal, a instituição existe há mais de 100 anos, estabelecendo-se, em 1910, na capital baiana, como a primeira Escola de Aprendizes Artífices do país.

Ao longo dos anos, recebe distintas denominações, como Liceu Industrial de Salvador, em 1937; Escola Técnica de Salvador (ETS), em 1942; Escola Técnica Federal da Bahia (ETFBA), em 1965; Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (Cefet/BA), resultado da fusão entre o Centro de Educação Tecnológica da Bahia (Centec) e a ETFBA, em 1993, até chegar ao atual IFBA, em 2008.

Com a última transformação, o Instituto passa a ter características bem peculiares: equipara-se às universidades federais, atuando com a verticalização do ensino, da educação básica e profissional à superior, além de apresentar estrutura pluricurricular e multicampi. Hoje o IFBA está em mais de 20 cidades da Bahia, com 17 campi e 5 núcleos avançados, oferecendo cursos de nível médio, nas formas integrada, subsequente e Proeja (educação de jovens e adultos), além de superior, através de bacharelados, engenharias, licenciaturas, formações tecnológicas e pós-graduações.

Conheça mais sobre a história dessa instituição centenária nos vídeos disponíveis em nosso Canal do Youtube e no Portal IFBA!

 

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - Campus Seabra
Estrada Vicinal para Tenda, s/nº, Barro Vermelho - Seabra/BA CEP: 46.900-000 - Tel.:55(0xx75)99811-1125/1016