Projetos
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Projetos

Chapadeiros:

Caracterizado como um projeto de pesquisa e extensão, o “Chapadeiros” é um dos núcleos de extensão em desenvolvimento territorial (Nedets) do Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA). Com atuação no Território da Chapada Diamantina, composto por 24 municípios, o projeto está articulando políticas públicas com foco na inclusão produtiva e gestão social, desde março de 2015, com duração de dois anos. Aprovado em edital do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em novembro de 2014, o projeto tem financiamento do MDA e da Secretaria Especial para Mulheres (SPM) do Governo Federal. Saiba mais aqui.

 


O ambiente virtual como uma oportunidade de aprendizagem em geometria plana - uma proposta para o pré-IFBA: 

Aprovado em edital da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPGI) do IFBA, este projeto pretende fortalecer a política de acesso aos institutos federais, ampliando o ingresso de jovens quilombolas ao Campus Seabra.

Inspirada no projeto de extensão “Semente Crioula”, que oferece curso preparatório para candidatos ao Prosel de comunidades rurais e negras da região, a iniciativa se caracteriza como uma ação de iniciação científica voltada para alunos do nível médio (Pibic-EM), sendo coordenada pela professora doutora Jamille Vilas Bôas de Souza.

No âmbito da prática pedagógica, além de oferecer um ambiente educacional virtual, o projeto tem como intuito abordar pressupostos teóricos para professores e pesquisadores da informática e da educação matemática a respeito de potencialidades e limitações na produção e divulgação do ambiente virtual desenvolvido. A meta é concluir a elaboração da plataforma até junho de 2017.

 


Direitos Conquistados versus Direitos Enraizados - Educação Quilombola e Educação do Campo no Município de Seabra/BA:

Aprovado em edital da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPGI) do IFBA, este projeto pretende coletar dados, junto aos professores, alunos, lideranças comunitárias e gestores municipais, com o objetivo de interpretar quais são as concepções sobre educação quilombola e educação do campo que permeiam os currículos e as práticas educacionais presentes em três unidades escolares, verificando quais são os impactos na construção da identidade de alunos oriundos dessas instituições que estudam, atualmente, no IFBA.

Nesse sentido, o projeto pretende contribuir com a construção de políticas públicas e ações que visem construir uma rede de colaboração entre o IFBA e a sociedade, para minimizar elementos de exclusão na trajetória escolar desses públicos, em especial.








Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - Campus Seabra
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